Fernando Andrada

Manezinho de coração, concebido, criado e residente da Ilha de Santa Catarina.

Desde a infância demonstrou seu potencial artístico através de desenhos a lápis com luz e sombra.

Talento, certamente, que foi estimulado e desenvolvido pelo Mestre Domingos Fossari.

Posteriormente se aprimorou em uma formação de Ilustrador no SENAC SC. Tendo sido guiado por Diego de Los Campos, Leandro Lopes de Souza e Maurizio di Reda.

Dedicou seus estudos técnicos com artistas renomados como Adriana Maria dos Santos, Rubens Oestroem, Zé Maria, Bebeto na xilogravura, Wilton Pedroso na serigrafia entre outros.

Destacando como mais importante, o saudoso Janga Neves, o qual deixou preciosos conselhos seguidos e a seguir, Gratidão pelo seu tempo.

Trabalhos e Exposições

Quartas, quintas e sextas, das 8:00 às 17:00, em frente a Catedral Metropolitana da Ilha de Santa Catarina, FEIRARTE.

Maio a junho de 2023, FEINCARTES, Feira Internacional de artesanatos e objetos de decoração, representando o estado de Santa Catarina.

Maio a junho 2023 exposição individual na Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina.

Novembro 2021 15ª edição da Bienal Naïfs do Brasil, realizada pelo Sesc São Paulo na unidade de Piracicaba.

Participou também da ‘‘(Im)pressões Latinas: Exposição de gravuras ‘in sitio’’’ de 20 de maio a 31 de agosto de 2020, promovida pelo Núcleo de Gravura do Tocantins – Nugrato.

Criou, desenvolveu e atualizou três cursos on-line sobre Gravuras para a empresa Galeria de Gravuras além de uma linha de estampas para camisetas baseadas na mistura do Rock and roll com Xilogravura, para a marca de roupas FORS, coleção primavera, verão 2021.

Em 2019 seguindo a mesma linha de desenhos, elaborou as ilustrações para o CONCARH 2019 e em Outubro participou da 13ª Entremostras – Feira de Artes na Fundação Cultural Badesc.

Posteriormente foi classificado para expor no Mural da Cultura, da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, onde a obra “Aquarium II” ficou exposta no Mercado Público Municipal de 01 de agosto a 02 de outubro.

Em outubro participou também do Primeiro Grande Baile Místico da Ilha de SC.

Em 2018, março também participou da Exposição Coletiva de Idéias, Galeria Cañizares, Escola de Belas Artes, UFBA, Salvador, Bahia.

Além disso, em abril/2018 expôs nos 70 anos do MASC – Museu de Artes de Santa Catarina –Florianópolis, SC, através do Projeto Armazém.

No mês de junho/2018 participou da feira MOSQ 2018.

E da mesma forma em julho/2018 da 12ª Entremostras – Feira de Artes na Fundação Cultural Badesc.

Com Know how adquirido, Fernando reúne suas técnicas e combina seu talento criando belíssimas telas e recentemente xilogravuras.

Se esforça para expressar o mar e seus componentes.

Sendo na série de ondas, o esporte, a família, e algumas lendas da Ilha da Magia, com as ilustrações e xilogravuras.

Entre nessa onda!

Ilha de Santa Catarina, 20 de Junho de 2023

Portfólio